Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
02/05/2019 20h09
SOBRE A POLARIZAÇÃO E A ANTIPOLÍTICA

Não há politica sem conflito. Mas hoje não é a busca de entendimento que está na pauta e sim a lógica do muro: a construção de trincheiras regidas pela dialética amigo-inimigo.

Lendo El País de domingo, aquele que deu capa e pags 2 e 3 para a entrevista do Lula, me deparo com um artigo que aborda a questão da polarização e da antipolítica tão presente na vida das sociedades atuais. Esse artigo, assinado por Moisés Naím, dá destaque ao papel desempenhado pelas redes sociais como arma poderosa para encurralar suas presas. E fala das "feras comepolíticos" que conseguiram , no Brasil, derrubar a presidente Dilma Roussef,prender o presidente Lula e outros politicos, bem como empresários de grande destaque. E menciona Bolsonaro como um caso à parte, pois ele se beneficiou das redes sociais, embora pudesse ser uma espécie de próxima vítima. O autor destaca, também, o fato de na América Central em cada dois ex-presidentes, um está na cadeia. E agrega, para concluir: "segundo o diário mexicano El Universal, dos 42 presidentes que entre 1990 e 2018 governaram Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, dezenove estiveram presos.Alguns ainda estão."


Publicado por Rubens Jardim em 02/05/2019 às 20h09
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras