Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
27/02/2008 13h10
JUDEUS LIDERAM TODAS AS ESTATÍSTICAS DE NEUROSE
Carl Gustav Jung nasceu a 26 de julho de 1875, em Kresswil, Basiléia, Suíça. Seu pai e vários de seus tios eram pastores luteranos, o que explica o interesse dele por filosofia e questões espirituais. Ao entrar para a universidade, Jung decidiu estudar Medicina, na tentativa de equilíbrar interesses por ciências naturais e humanas. Por essa época, também, passou a se interessar pelos fenômenos psíquicos e investigou várias mensagens recebidas por uma médium local (na verdade, uma prima sua), o que resultou em sua tese de graduação,"Psicologia e Patologia dos Assim Chamados Fênomenos Psíquicos".
   Em 1900, trabalhou interno na Clínica Psiquiátrica em Zurique, onde estudou com Pierre Janet, em 1902, e onde, em 1904, montou um laboratório experimental em que criou seu célebre teste de associação de palavras para o diagnóstico psiquiátrico. É considerado um dos maiores psiquiatras do mundo, fundador da escola analítica de Psicologia, e introdutor de termos como extroversão, introversão e o inconsciente coletivo. 
Jung ampliou as visões psicanalíticas de Freud, interpretando distúrbios mentais e emocionais como uma tentativa do individuo de buscar a perfeição pessoal e espiritual
. Nas frases abaixo, uma pequena amostragem de seu pensamento inovador e abrangente. 


A ciência convenceu-nos  de que a vida humana é insignificante, e a história contemporânea demonstrou, de fato, como as vidas humanas não valem nada. E o indivíduo está tão profundamente convencido de sua desvalia, de sua nulidade, que não faz esforço nenhum para se desenvolver interiormente. É irremediável; o indivíduo não é nada e, naturalmente, isso é corroborado pela falsa noção  de que o indivíduo nada é. Mas o indivíduo é o veículo da vida. E a vida só é produzida por indivíduos.”
“Você pode selecionar uma centena de homens muito inteligentes e, quando os juntar todos, eles não serão mais do que uma turba idiota.Dez mil deles reunidos teriam a inteligência de um jacaré.”
“O homem forte no contexto social é, frequentemente, uma criança na vida particular.”
“Não estou preocupado a respeito do mundo. Estou preocupado a respeito das pessoas com quem vivo. O outro mundo está todo nos jornais. Minha família e meus vizinhos são a minha vida --a única vida que posso experimentar. O que fica para além é mitologia jornalística”
“A individuação éum processo mediante o qual um homem se torna o ser único que de fato é.”
“Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos.”
“A base da ordem social não é a lei, mas a imitação.”
“A sociedade, acentuando as qualidades coletivas de seus indivíduos representativos, premia a mediocridade e tudo que se dispõe a vegetar num caminho fácil e irresponsável. É inevitável que todo elemento individual seja encostado na parede.Tal processo se inicia na escola, continua na universidade e é dominante em todos os setores dirigidos pelo Estado.”
“A natureza é aristocrática: uma pessoa de valor vale por dez pessoas medíocres.”
“Todo homem criador sabe que o elemento involuntário é a qualidade essencial do
pensamento criador.”
“Nietzsche tinha libertado a Europa de um grande número de preconceitos, mas somente no tocante ao instinto de poder e às nossas ilusões sobre as motivações de nossa moralidade.”
“É porque os judeus e os protestantes não têm imagens de Deus, é porque não se
permitem representar pictoriamente os arquétipos, que eles lideram todas as estatísticas de neurose.”
“Já não posso ocupar-me da arte moderna. É medonha demais, um horror. Por isso
não quero saber mais dela.”
“Cada homem deveria ter seu próprio pedaço de terra, para que os instintos possam voltar à vida de novo. Possuir terra é psicologicamente importante, e não existe substituto para isso.”
“Tudo o que me rodeia é parte de mim, e é precisamente por isso que um apartamento alugado é desatroso. Oferece tão poucas possibilidades de auto-expressão!”
“Temos que dar tempo à natureza para que ela possa cuidar maternalmente de todos nós. Eu descobri  aqui o modo de viver como parte da natureza, de viver de acordo com meu próprio tempo.”
“A Alemanha sempre foi a terra das catástrofes psíquicas: a Reforma, guerras de campesinos e guerras religiosas.”
“Do arrependimento sincero pelo pecado cometido resulta a graça divina. Isso não é apenas uma verdade religiosa mas também psicológica.”
“A pessoa converte-se sempre na coisa que ela mais combate.”
“O que a natureza pede da macieira é que produza maçãs, da pereira que produza peras. A natureza quer que eu seja simplesmente homem.”

Publicado por Rubens Jardim em 27/02/2008 às 13h10

Site do Escritor criado por Recanto das Letras