Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
08/05/2008 16h38
GAIARSA: UM REVOLUCIONÁRIO DO AMOR E DO SEXO
Formado em 46 pela Faculdade de Medicina da USP, José Angelo Gaiarsa,  foi primeiro aluno da turma durante todo o curso médico. Especialista em psiquiatria pela APM desde 53, foi professor de três faculdades de psicologia e introdutor de W. Reich no Brasil, assim como iniciador oficial das Técnicas Corporais em Psicoterapia.
Autor de vários livros de sucesso como o Tratado Geral Sobre a Fofoca, Espelho Mágico, Sexo, Reich e Eu, As vozes da Consciência, Couraça Muscular do Caráter, Gaiarsa valoriza acima de tudo seus 60 anos de trabalho como psicoterapeuta, com mais de 80 mil horas de escuta e observação paciente e atenta de milhares de pessoas.
Segundo ele, dois terços dessas horas eram falas --melhor, queixas-- contra a família, brigas entre pais e filhos, mães e filhos, marido e mulher, parentes e parentes...Gaiarsa ficou conhecido por essas posições desconcertantes e polêmicas. Defendia o relacionamento aberto, questionava a idéia de a maternidade ser uma maravilha absoluta e condenava a instituição do casamento e da família. O psiquiatra se casou e se separou cinco vezes. A primeira união seguiu os moldes convencionais --ficou 25 anos ao lado da mulher, teve quatro filhos e oito netos.Nos relacionamentos subsequentes, pôs em prática a idéia do amor livre, vivendo relacionamentos abertos. ,Não acreditava na monogamia,  mas costumava dizer que o amor livre funcionou melhor para as ex-mulheres que para ele próprio. Nas frases abaixo, pinçadas em seus diferentes livros, procurei reunir aquilo que me parece  expressar mais fielmente o seu pensamento e a sua vida. Ambos polêmicos, inquietos e provocadores. Com um detalhe muito significativo: Gaiarsa não é nenhuma criança. Ele já tem bem mais de 80 anos. E nem por isso entregou os pontos. Ou abandonou a luta.
Com vocês esse defensor de formas mais livres de amor, que já foi chamado por muita gente de terrorista social. O que certamente só pode lhe agradar.

“As mães são o maior partido conservador do planeta. As mães são o DNA da tradição social.”
“O pior inimigo da iluminação é a explicação, a argumentação, o esclarecimento verbal.”
“Todo mundo sofre com a família, mas todos tendem a achá-la maravilhosa.”
“O amor nos tira do mundo habitual e vai criando um revolucionário , um fora-da-lei, um marginal, isto é, um agente da transformação social.”
“O drama é este: o que mais nego em mim é o que mais aparece em mim”.
"Somos todos policiais do sistema. Todos vigiam todos para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer. Somos todos carcereiros e prisioneiros."
“O amor é o fim da dominação e da opressão. Só o amor pode nos humanizar, e a família é o principal obstáculo à expansão do amor entre as pessoas.”
“Num bom clima amoroso pode-se dizer que a mulher sente prazer em qualquer parte do corpo.E mais: em condições ótimas uma mulher pode ter orgasmos intermináveis, até a exaustão.”
“Quem conseguiu impedir sua criança de ser excessivamente bem educada, conserva a capacidade de perceber e reagir ao novo. Atitude verdadeiramente característica da infância--como também curiosidade e entusiasmo permanentes.”
“Com o correr dos anos, o ciclo erótico vai aumentando na duração e profundidade e diminuindo de frequência. Aquilo que na criança dura uns poucos segundos, no adulto pode durar alguns minutos e no velho muitos minutos.”
“As pessoas muito contidas e controladas são velhas desde o começo.”
“A tragédia artificial da maioria dos velhos reside na sua expectativa impossível de um desempenho sexual igual ao que tinham quando jovens.”
“Se você for a um médico que hesita, consulta papéis, coça a cabeça, você vai ficar desconfiado e confuso.No entanto, ele pode ser mais honesto e conscencioso que outro que posa de doutor, solene, pomposo --e vazio! Quanto maior a pose, menor o conteúdo.”
“A mulher pode, na velhice, experimentar muito mais prazer do que em toda a sua vida jovem e madura, pois não é mais impelida pela urgência orgástica.”
“Aos cinco anos de idade já aprendemos 80% de tudo o que vamos aprender na vida--sobre a vida.”
“Não existe mulher fria; existe homem incompetente. Tampouco existe homem impotente; existe mulher incapaz ou desinteressada.”
A maior e mais frequente doença dos brasileiros --tirando a fome -- é a hipocondria. Brasileiro adora se dizer doente, e há mais farmácias no Brasil do que em qualquer outro país do mundo.”
“Criança de três anos, em testes compatíveis com a idade, são quase todas geniais; aos vinte, o rendimento intelectual cai a 15%, mostrando que a educação é primariamente um processo restritivo que limita, que fecha a cabeça, o corpo, prende.” 
“Só crianças muito oprimidas e anuladas fazem gritarias e exigências desencontradas.”
“Segundo os que acreditam saber das coisas do coração - os cardiologistas - a situação que mais predispõe a enfartes do miocardio são as perdas amorosas.”
“Anos e anos sofri do complexo de não ser machão. Nunca consegui uma aproximação amorosa ou sexual improvisada. De estar num bar, encontrar alguém na rua ou numa festinha, dançar, propor e acabar num motel. Só consegui me realizar sexualmente dentro de relacionamentos mais pessoais, mais duradouros, levando em conta o personagem, sua vida, sua história. Insisto, eu morria de inveja do machão; não conseguia fazer o que ele fazia. Mas fui aprendendo alguns modos de amor de fato bons.”

Publicado por Rubens Jardim em 08/05/2008 às 16h38

Site do Escritor criado por Recanto das Letras